Todas as notícias sobre Agricultura e Floresta
Ministério anuncia apoio excecional para algumas atividades pecuárias
A Portaria nº 180/2022, publicada no Diário da República nº 135/2022 (1ªSérie, 14/07/22) estabelece o regime de aplicação da medida excecional e temporária que visa apoiar o sector agrícola, num montante total de 24,3 milhões de euros.
PDR – 8º Anúncio para candidaturas à Prevenção da Floresta contra Agentes Bióticos e Abióticos
Tem hoje início o período para apresentação de candidaturas no âmbito da Operação 8.1.3 - Prevenção da Floresta contra Agentes Bióticos e Abióticos | TERRITÓRIOS VULNERÁVEIS (8º Anúncio). Prazo termina a 15 de Setembro.
INCÊNDIOS - Situação de alerta até 15 de Julho
Previsão do IPMA relativa ao risco de incêndio rural para os próximos dias, com grande parte do território continental nos níveis Elevado, Muito Elevado e Máximo, leva Governo a declarar situação de alerta entre as 00h00 de 8 de Julho de 2022 e as 23h59 de 15 de Julho de 2022.
Temperaturas elevadas alertam para restrições associadas ao risco de incêndios
O IPMA prevê para os próximos dias de Julho, temperaturas acima dos valores normais, em todo o território, pelo que o sector deve estar atento às proibições associadas ao índice de perigo “muito elevado” ou “máximo”.
FLEXIBILIZAÇÃO DO CALENDÁRIO FISCAL
Governo tem vindo a anunciar a flexibilização do calendário fiscal e o cumprimento voluntário de obrigações fiscais. O Despacho 49/2022, de 24/05, prevê a prorrogação dos prazos para entrega da declaração IRC, Modelo 22, de 2021 e respetivo pagamento para o dia 6/06/2022.
CAP organiza visita com AGIF ao Fundão e à Serra da Malcata
No âmbito do pastoreio extensivo, como apoio à diminuição do risco de fogos rurais, a CAP organizou uma visita com entidades públicas para apresentar as dificuldades dos criadores locais, e para promover a criação de incentivos mais atrativos ao maneio animal como forma de limpeza das áreas de montanha.
DGAV recomenda atenção às aves estivais no controlo da Gripe Aviária
Apesar da melhoria da situação em Portugal, o Edital nº19 da DGAV recomenda que se mantenha a vigilância, uma vez que o vírus pode manter-se, ainda que em menor grau, na população das aves selvagens estivais e residentes.
TEMPO SECO ALERTA PARA PERIGO DE INCÊNDIOS RURAIS
Face à previsão do IPMA para os próximos dias, a ANEPC determinou a passagem ao Estado de Alerta Especial (EAE), nível AMARELO, para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), entre as 00:00 horas do dia 10, até as 23:59, do dia 14 de Maio, nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Viseu.