Sob a responsabilidade da Direção Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (DG AGRI), o Observatório Europeu do Mercado do Azeite e das Azeitonas de Mesa tem por base o diálogo e cooperação entre representantes de toda a cadeia de abastecimento, desde a produção até à exportação. Mediante a recolha e avaliação de dados e de estatísticas de mercado, o Observatório deverá produzir relatórios e fornecer informações de mercado acessíveis a todos.
A União Europeia é o maior produtor, consumidor e exportador mundial de azeite. Com um rico património cultural e um impacto significativo nas comunidades rurais, a produção de azeitona é vital para a paisagem agrícola da UE. No entanto, eventos climáticos extremos recentes, como secas, incêndios florestais e temperaturas fora de época, afetaram a produção de azeitonas e resultaram num declínio de 24% abaixo da média de cinco anos na última colheita.
Contudo, dados mais recentes referem que a produção de azeite na campanha de comercialização 2023/2024 atingiu 1,5 milhão de toneladas, o que representa um aumento de 8% em relação ao ano anterior. As perspetivas para a campanha de comercialização 2024/2025 parecem promissoras, devendo a produção de azeite retornar aos níveis médios, e os preços a estabilizarem dentro de meses.
Mais informações nos seguintes links:
Observatório do mercado do azeite e da azeitona de mesa
Política da UE em matéria de azeite
Importações, exportações e preços das azeitonas e do azeite
Fonte: DG AGRI - Direcção-Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural